Pré Escolar

Pré escolar

 

O projeto do ensino pré escolar visa potencializar as capacidades das crianças, dar-lhes rotinas, métodos de trabalho, autonomias, conhecer o mundo e melhorar o seu eu.
Assim sendo, e acreditando que a aprendizagem é um processo onde se partilha cultura, a nossa proposta visa uma aprendizagem centrada na criança com o intuito de compreender o seu desenvolvimento num contexto coletivo, onde cuidar e educar se entrelaçam, respeitando sempre a individualidade e a subjectividade de cada um.

As crianças alimentam-se de sensações e a forma como se relacionam com o que as rodeia, tal como, a forma como se expressam é muito intensa e é aí que as artes e as atividades têm um papel muito importante para estimular essas sensações. Desenvolver áreas como a motricidade e a criatividade é essêncial nesta valência de ensino.

A lei quadro da educação pré-escolar define, entre outros, os seguintes importantes objetivos para esta valência: promover o desenvolvimento pessoal e social da criança; fomentar a sua inserção em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade de culturas; contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso na aprendizagem; estimular o seu desenvolvimento global, no respeito pelas suas características individuais; desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas; fazer a despistagem de inadaptações, deficiências e precocidades, promovendo orientação e encaminhamento adequados. Estes objetivos apontam para a criação de condições para que a criança possa aprender ao longo da vida.

Mas não é apenas a oportunidade de realizarem um desenvolvimento facilitador das aprendizagens previstas para o 1.º ciclo que faz da educação pré escolar um local, por excelência, de desenvolvimento efetivo de competências próprias. Aqui vive-se! Cresce-se e aprende-se.

 

Plano Curricular:

- Expressão Física
- Expressão Musical
- Inglês (3x por semana)
- FasTraKids
- Ciência Divertida
- Projeto de Fonética- dinamizado em parceria pedagógica com a Educadora e a Psicóloga do Externato
- Projeto “ A Expressão das Palavras”