A renda em Portugal aumentou muito

O aumento do valor do aluguel é acompanhado por uma queda de 3,3% no número de novos contratos. Entre setembro e dezembro de 2022, o valor mediano dos novos contratos de arrendamento foi de 6,91 euros por metro quadrado.

O valor reflete um aumento de 10,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, que é um aumento mais pronunciado em comparação ao trimestre anterior em relação ao mesmo período do ano passado, quando o crescimento foi de 7,7%.


Em comparação com o trimestre anterior, o valor médio dos aluguéis aumentou 5,3%, segundo dados do Instituto Nacional de estatística (INE) divulgados em 29 de março. No quarto trimestre de 2022, 22.628 novos contratos foram assinados, uma queda de 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 23.394 novos inquilinos foram encontrados.

Os aluguéis mais altos foram registrados na Área Metropolitana de Lisboa, com 10,38 euros por metro quadrado, no Algarve (8,06 euros por metro quadrado), na Área Metropolitana do Porto (7,62 euros por metro quadrado) e na madeira (7,54 euros por metro quadrado), e nessas sub-regiões também houve um crescimento anual maior do que no país.