Museus portugueses nomeados para Museu Europeu do ano



O Museu Real do tesouro, O Centro Arqueológico da Rua dos correia em Lisboa e o Museu da Covilhã foram nomeados para o prémio Museu Europeu do ano 2024 pelo Fórum Europeu dos museus.

A lista dos 50 nomeados, que inclui três museus portugueses, foi publicada no início de dezembro no site oficial do Fórum Europeu dos museus, responsável pela organização do prémio.

Os vencedores serão anunciados no último dia da Conferência Anual do Museu Europeu do ano, que terá lugar em Portimão, Algarve, de 1 a 4 de maio de 2024.

Criado pelo Conselho da Europa em 1977, o Fórum Europeu dos museus concede o prémio "Museu Europeu do ano" (EMYA) desde a sua fundação.

Inaugurado em junho de 2022, o Museu Real do Tesouro, localizado na ala oeste do Palácio da Ajuda, reúne uma das coleções mais importantes do mundo de jóias e jóias da monarquia portuguesa.

Ele está localizado em um grande cofre construído para este fim na nova ala do palácio, como resultado de um projeto que contou com a participação da Direção Geral do patrimônio cultural (DGPC), da Associação de turismo de Lisboa (ATL) e da Câmara Municipal de Lisboa.

No campo da museologia, o prêmio Museu Europeu do ano é o principal e mais antigo Prêmio do fórum, bem como o mais prestigiado da Europa, criado para reconhecer as realizações notáveis do setor de museus europeus e promover processos de inovação.