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Regulamento interno

O Externato Santa Catarina:

  • centra a sua atividade na educação da criança como um todo, ajudando-a a crescer ao seu próprio ritmo, reforçando a sua autoconfiança, potencialidades, capacidades e qualidades.
  • procura dar resposta a uma sociedade em transformação, contribuindo para o processo de educação ao longo da vida nas vertentes de Berçário, Creche, Pré--Escolar e 1º Ciclo, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.
  • é complemento da ação educativa da Família, com a qual estabelece uma relação estreita.
  • desenvolve uma pedagogia estruturada, que se traduz numa organização intencional e sistemática do processo pedagógico.
  • cria condições para o sucesso de aprendizagem de todas as crianças, na medida em que promove a sua autoestima e autoconfiança e desenvolve competências que permitem que cada criança reconheça as suas possibilidades e progressos. Porque nos afirmamos como uma Escola diferente, acreditamos que a criança dispõe das oportunidades necessárias para partir à descoberta e experimentação ― estética, artística, desportiva, científica, cultural e social ― que a realize como pessoa, de uma forma global e harmoniosa:
  • + Aprendendo a conhecer-se a si e ao mundo, desenvolvendo as capacidades de curiosidade intelectual e de sentido crítico, reforçando gradualmente as suas capacidades em termos de atenção e memória;
  • + Aprendendo a fazer e a saber fazer, desenvolvendo aprendizagens numa componente evolutiva e de adaptação a situações problemáticas do seu quotidiano vivencial;
  • + Aprendendo a viver com os outros, pela descoberta progressiva do outro e pelo empenho e vivência com o outro em pequenos projetos de vida.

Como verdadeira Escola de Vida, preocupamo-nos:

  • com a manutenção de um espaço com qualidade e de um ambiente verdadeiramente educativo, onde a criança se sinta acolhida, escutada, e valorizada nas suas necessidades psicológicas e físicas de bem estar e segurança;
  • com o conhecimento de cada criança e a planificação em equipa de diferenciação pedagógica, por forma a proporcionar aprendizagens ativas, significativas, diversificadas, diferenciadas e integradas, em níveis graduais de interação;
  • com a implementação de uma cultura democrática e participativa de educação para a cidadania, onde a criança contacta, participa e aprende a respeitar o(s) outro(s), nas suas diferenças;
  • com o contacto privilegiado com diferentes linguagens de Expressão e de Comunicação, em processo gradual de sistematização, numa perspetiva de utilização funcional, relação afetiva, sensibilização estética e obtenção de informação
  • com a valorização da diversidade de metodologias e estratégias de ensino e atividades de aprendizagem, em particular com recurso a tecnologias de informação e comunicação, visando favorecer o desenvolvimento gradual de competências numa perspetiva de formação ao longo da vida;
  • com a conceção, realização e avaliação de projetos, através da articulação de saberes e/ou vivências de diversas áreas curriculares, em torno de problemas ou temas de pesquisa ou de intervenção, de acordo com as necessidades e os interesses dos alunos.

Assumimos, pois, um modelo de escola de liberdade criadora, de dinamismo educativo e de participação responsável, porque

(…) a educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.


John DeweyIn Ideário do Externato Santa Catarina


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